D. Maria I -A anti vacinas-


Neste último ano, muitos de nós, familiarizaram-se com uma nova palavra; antivacinas! O que é uma pessoa antivacina? É um individuo ou um grupo de pessoas , que se recusam ao uso de vacinas. Não sei se o(a) caro(a) leitor(a) se lembra, mas antes do despoletar da pandemia, já existiam alguns movimentos antivacinas por esse europa fora!  
Mas desenganem-se se pensam que isto é algo de agora! Este tipo de pensamentos já existem desde os primórdios das vacinas na história da humanidade. Nos dias de hoje, temos governantes que são contra a vacina da covid, chegando até a disseminar informações falsas acerca das mesmas, um exemplo disso mesmo é o Bolsonaro! 
Mas sabiam que nós, em Portugal, já tivemos o "nosso próprio Bolsonaro"? Sim, é verdade, já tivemos um monarca português que era contra as vacinas. Falo-vos de D. Maria I, já falamos dela anteriormente, mas parece que lhe voltou a calhar a fava. 
No século XVIII, a varíola matava todos os anos milhões de pessoas. Até que, Edward Jenner, decidiu observar as vaquinhas que pastavam no campo, e reparou que elas ganhavam umas feridas muito semelhantes às que os humanos ganhavam na pele quando estavam infetados com a doença. Reparou também que os humanos que estavam em contacto com estes animais, nunca desenvolviam uma forma grave da doença. Foi aí o princípio daquela que viria a ser a sua descoberta; a vacina da varíola.
 Acontece que, D. Maria I se opôs relutantemente a essa vacina. Porque para além de ser uma descoberta recente, ela era muito religiosa, sendo até mesmo conhecida por beata, optando por deixar esse assunto entregue os desígnios Deus. 
Mas, esta nossa antivacinas, aprendeu da pior maneira que não deveria colocar assim Deus à prova! O seu filho mais velho, herdeiro ao trono, D José,  não sendo vacinado, acabou por contrair a doença, morrendo vítima da varíola a 11 de Setembro de 1788. 
Por isso, como puderam ver, os antivacinas já não são de agora! E talvez sempre irão existir. A menos que sejam todos exterminados pelos vacinados contra a covid. Já pensaram? É que os anti vacinas falam muito que os vacinados estão a ser controlados, que têm um chip ou até mesmo em teorias da conspiração manhosas, mas, deixem-me que partilhe a minha teoria da conspiração convosco: Já pensaram que os governos podem até estar a usar os vacinados, ou seja os "obedientes" da sociedade para disseminarem um vírus que mata os "desobedientes" da sociedade? Pensem nisso!!
E vocês? Também conhecem alguma "D. Maria I"? Se sim, podem sempre partilhar este texto com eles, porque ainda estão a tempo de se arrependerem!!

Comentários

  1. Incrível como passado tantos anos, pouco muda. Uma pena D.Maria I ter que sofrer para perceber a importância de uma vacina, esperemos que os anti vacinas não sofram e percebam antes.
    Excelente post! Queremos mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Dizem que a história é cíclica. Tudo se repete. E no fundo, nós só estamos mais evoluídos tecnologicamente, porque de resto, não evoluímos assim tanto... 😅
      Obrigada pelo seu comentário! 😊

      Eliminar
  2. Olá bom dia ! Muito nos conta... :) !
    Mas discordo da sua teoria, pois acho que os anti vacinas são como os vírus, estão em mutação .
    Exterminá-los é complicado, já viu se eles voltam em força ? Estamos é "tramados", sobretudo quando já ouvimos falar em novas vagas.
    Mas valeu muito um pouco da nossa História de Portugal. Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :) :)
      Sim, tem toda a razão. Mas tendo em conta que os anti vacinas acreditam em tudo que é teoria, podia ser que, ao lerem este post, a minha até podesse colar... Ahahahahah.
      Beijinho 😊

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Friends: a espécie de crónica

1984