Nova forma de caçar pokémons

imagem  site Eurogamer

 Quem ainda se lembra do ano de 2016? Ah! Esse ano em que éramos todos tão felizes e nem fazíamos ideia... 

Mas se pensarmos bem, 2016 até nem foi um ano muito diferente deste. Na altura, de ainda se  devem lembrar, surgiu também uma pandemia. Talvez já não estejam a ver bem qual, mas eu vou tentar lembrar-vos... Era a pandemia da Caça aos pokemons. Lembram-se? 

Andava toda a gente, um pouco por todo o mundo à caça deles. Eu própria fui assintomática dessa doença que era apanhar pokémons. Talvez não apenas assintomática, uma vez que  andei, ainda que por muito pouco tempo, nessa dura batalha. Foi como que se tivesse uma ligeira gripezinha, vá...  Claro que não fazia parte daquelas pessoas que,  se juntavam à porta de cemitérios só para apanhar os pequenos monstros, como chegou a suceder numa certa cidade do nosso país. Apenas experimentei. Mas como tinha que caminhar muito para apanhar pokémons, desisti rápido! 

É chegado então o ano de 2020, e com ele um monstro muito maior, chamado Coronavírus. Foi  então desenvolvida em Portugal uma nova app para apanhar pokémons. O stayway covid. 

Funciona de uma forma muito parecida. Passo a explicar. Vocês sacam a aplicação, a aplicação vai aceder à vossa localização para saber se estamos perto de alguém infetado ou não com covid. Aqui o processo é um pouco diferente do anterior. Enquanto que para apanhar pokémons, tínhamos de ir atrás deles, nesta situação, identificado o "pokémon" temos de fugir dele para o mais longe possível. É simples né? E confesso que até mais fácil. Aqui não temos de "apanhá-los todos" mas sim "dar de frosques de todos" .

A aplicação nunca vai revelar a identidade da pessoa infetada, vai servir apenas para informar se estamos, ou estivemos, perto de alguém infetado. Na minha opinião pessoal, acho que todos deveríamos ter esta aplicação, até para nos ajudar a todos a identificar mais facilmente cadeias de transmissão. E se estamos com medo de a sacar  só pelo receio de estarmos a dar as nossas informações pessoais  ao governo, deixem-se de tangas e pensem que eles não precisam de uma aplicação. Eles já sabem tudo sobre vocês se quiserem. Aliás a esta hora o dono do Facebook , do Instagram e de todas as outras aplicações que têm instaladas no vosso telemóvel, também já têm montes de informações a respeito de cada um de nós, mas aí ninguém está preocupado com isso... Ah, apenas um aviso em relação a esta aplicação: não se esqueçam de desligar o bluetooth depois de desligarem a aplicação, se não ficam sem bateria muito rapidamente. E já agora, desliguem a vossa localização também, se não quiserem continuar a ser georeferenciados... 

Bom espero ter ajudado nas regras desta nova forma de "apanhar" pokémons. Que todos possamos chegar ao fim do jogo sem apanhar um único Pokémon! E que comecem os jogos!  

Comentários

  1. Se achas que todos deviam instalar a aplicação, devias tentar explicar melhor como a app funciona porque ela nunca acede à tua localização.

    Ela só pede permissão para utilizar a localização em versões mais antigas do sistema operativo Android, pois é a única maneira de poder aceder constantemente ao Bluetooth.

    Em nenhum momento a app sabe onde estás ou deixas de estar.

    Apenas recebe e envia de 5 em 5 minutos uma chave, uma espécie de “número de utilizador” e guarda as chaves/“números de utilizador” que recebe durante 14 dias.

    Se durante esses 14 dias, algum dos utilizadores que se cruzou contigo e cuja sua chave/“número de utilizador” o teu equipamento tiver guardado, meter na app dele o código que recebe após um teste positivo, a tua app vai-te simplesmente avisar que estiveste em contacto com alguém infectado. Nem tu, nem a app vão saber onde vocês se cruzaram, nem quem foi o utilizador em questão que está infectado porque para o sistema, tanto tu como ele, são apenas uma chave. Um número de utilizador.

    Este fulano explica muito bem no Twitter: https://twitter.com/bordalix/status/1300926573277777921

    PS: Boas caçadas, Pokémona!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em primeiro lugar muito obrigada pelo teu comentário. Em segundo lugar, eu vi esse tweet também. Mas já tinha feito o meu post. E então como no fundo o que eu escrevo é parvo, mas sempre um pouco a apelar a alguma coisa às pessoas, não me preocupei muito. Mas a explicação dele é mesmo muito boa. Também vi e eu própria fiquei a perceber melhor como funciona a aplicação.
      Obrigada pela tua observação! 😊😊😁

      Eliminar
  2. Olá, bom trabalho sim, mas vamos lá ver :
    Eu que sou um pouco/muito anti-redes-sociais tentei comparar esta pandemia à da Caça de Pokémons, coisa da qual ouvi muito falar e com a qual me diverti só de ver as tristes figuras que pessoas faziam.
    Agora voltando à app stayway covid, e seguindo o seu conselho, "dar de frosques", acha boa ideia ? E se ao virar da esquina nos cruzamos com um Covid não identificado, não protegido que estava ali, mesmo só, para nos apanhar ? Isto é.... estamos nós a servir de Pokémons.
    ahahah, ahahah.....
    E já estou a deixar de lado tudo o que tem a ver com a transmissão de dados, pois também acho que isso já não preocupa a maioria do pessoal.
    Felizmente cada um de nós ainda é livre de pensar e tomar as decisões
    que bem entende.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia!
      Bem quanto aos covid positivos que não estejam a usar a aplicação, para os evitarmos, lá teremos de continuar a usar as precauções que temos usado até agora. Distanciamento social, usar máscara e desinfetar as mãos. E a APP não sei até que ponto será eficaz pois para isso toda a gente teria de a descarregar, e sempre que alguém testasse positivo, teria de colocar na aplicação, algo que eu também não estou a ver a grande maioria das pessoas a fazerem...
      Resta-nos ir fugindo uns dos outros, como se fôssemos todos radioativos... 😅😅😅
      Obrigada pela sua participação! 😁😁😊

      Eliminar
  3. Olá, muito bem visto sim... eu também tentei comparar esta pandemia à Caça de Pokémons que muito me divertiu pelas tristes figuras que certas pessoas faziam. :)
    Mas voltando à App Stayway Covid, se seguimos os seus conselhos de "dar de frosques" quem nos diz que ao virar da esquina não encontramos outro Covid não identificado, não protegido e que só estava ali para nos apanhar ? E aí?... somos nós os Pokémons? ahahah,ahahah.....
    Mas a protecção dos nossos dados? para muita gente, não sei porquê , isso passa para segundo plano... é pena.
    Quanto à nossa saúde temos o dever de a proteger, vamos pensar positivo.
    Também me consegui divertir um pouco com este post. Obrigada.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Friends: a espécie de crónica

1984

D. Maria I -A anti vacinas-