O louco ano 2020






Quando 2020 começou, ninguém imaginava que acabara de iniciar, aquele que seria o ano mais louco desde a segunda guerra mundial. Ainda só agora acaba a primeira metade do ano, e confesso que já estou cansadinha deste ano! É que ninguém merece!  


Peço desculpa aqueles que lêem o meu blog e que não gostam de ler textos extensos. Prometo que vou tentar resumir muito rapidamente tudo o que aconteceu. Mas visto que este ano tem sido tudo, menos uma seca, talvez vá ser um pouco difícil faze-lo. 

Estava a começar, aquele que muitos esperavam ser o ano das suas vidas, e logo para acabar com as coisas, ao terceiro dia do mês de Janeiro, os Estados Unidos matam o general Iraniano Qasem Soleimani . O mundo ficou em tensão com o que podia acontecer entre estas duas nações que são verdadeiras potencias de armamento. 


Enquanto o Irão e os Estados Unidos brincavam ao Warcraft, a Austrália pegava fogo. Isto já era uma mensagem subliminar daquilo que seria o resto do ano - guerra, ainda que contra um inimigo invisível que veio pôr tudo a "arder". A alguns até literalmente, por causa da febre... - Hectares ardiam diariamente, e com eles morria também uma imensidão de fauna e flora. Quem não se lembra do vídeo daquele coala que lutava pela vida, depois de ter sido apanhado pelos incêndios? - Irónico, mais uma vez consigo apanhar aqui uma analogia para o que estava prestes a acontecer. Em breve seríamos nós a espécie ameaçada que teria de lutar pela vida e não sabíamos...- 


Enquanto tudo isto acontecia, a Meghan Markle estava farta de brincar às princesas, e convenceu o príncipe Harry a ir embora do palácio e da família real. Uma vez que a Inglaterra no inicio do ano saía da união europeia, eles não quiseram perder a oportunidade e juntamos o Brextix ou megxit e foram todos andando. 


Pelo meio, a morte do basquetebolista Kobe Bryant e da sua filha, num acidente de helicóptero. 
No Brasil, a "Maria Vieira" lá do sítio era nomeada pelo Bolsonaro como ministra da cultura. Para quem não sabe refiro-me a Regina Duarte. 
A dona Dolores sofria um avc. Coincidência ou não, foi depois de participar num programa da sic, apresentado por Bárbara Guimarães, de seu nome 24 horas de vida. A culpa no fundo foi toda da sic. Agoiraram. 


Com isto tudo, um vírus esquisito que andava lá pela China, de seu nome covid-19, de fininho chegava à Europa. E nós, todos descansadinhos da vida, a acharmos que este vírus ia ser como todos os outros que prometiam ameaçar o mundo, mas nunca passavam muito disso. O que é certo é que chegou à Europa, e fez dela o epicentro desta pandemia. Em todos os países europeus foram infetadas milhares de pessoas, e outras tantas morriam diariamente por causa do bicho pneumónico. 
Os países de todo mundo fizeram lockdown. Empresas e estabelecimentos fechavam portas, as pessoas tiveram de se fechar em suas casas de quarentena, fazendo com que nas ruas apenas existisse um vazio quase apocalíptico que estávamos habituados a ver apenas nos filmes e series. 
As economias de todo o mundo também começaram a fazer "lockdown", e o petróleo caía para valores negativos.


Pessoas conhecidas e com uma certa relevância na sociedade eram apanhadas por esta doença como por exemplo o Príncipe Carlos, o primeiro ministro de Inglaterra Boris Johnson, até mesmo o ator Tom Hanks e a mulher foram surpreendidos por ele. 


Com o fecho das escolas, o ensino teve de se adaptar, e começar a ser feito à distância. A telescola contribuiu assim, para o sucesso dos professores portugueses em Portugal, e além fronteiras. Eram verdadeiras vedetas com vídeos virais por toda a internet. Chegavam a ter mais audiências que a Cristina ou o Goucha. Eram até tema de conversa na rede social dos intelectuais, o twitter. 


Durante o estado de emergência recebemos a notícia da morte do ator Filipe Duarte e já na fase de desconfinamento a morte do ator Pedro Lima. 
Desaparecia uma criança, de seu nome Valentina, que mais tarde veio-se a saber que havia sido morta pelo pai e pela madrasta. 


Enquanto tudo isto acontecia, o vírus chegou às Américas e, à semelhança do que aconteceu nos países que já tinham sido afetados pela pandemia, milhares de pessoas eram infetadas e morriam por esta pneumonia viral. 
Como sempre, e em tudo, os Estados Unidos acabam sempre por serem os melhores. Acabando por ser o país com mais infetados do mundo. 
Trump tenta dar soluções e sugere às pessoas para tomarem hidroxicloriquina ou então vacinas de desinfetante... Génio!
Bolsonaro vai rezando... e dizendo que "todo o mundo vai morrer um dia."

Um polícia americano mata um homem negro. O povo ao redor do mundo, em plena pandemia, vem para a rua gritar "black lives matter" . Era suposto não haver ajuntamentos malta! Se há altura que seja realmente boa para se fazer manifs, é precisamente esta!! Mas a culpa disto tudo é das estátuas! O pessoal decidiu começar a destruir estátuas ligadas a era do colonialismo. Como se as pobres tivessem culpa... Andamos no século XXI a fazer justiça a uma mentalidade do século XVI...  O mundo a ficar cada vez mais estranho em 2020. 


Com isto tudo a acontecer, o mundo entra na corrida mais louca de sempre, à descoberta da vacina. O arco-íris foi uma espécie de logótipo de esperança, de que vai ficar tudo bem. O que é certo é que quem encontrar a vacina para esta doença, vai mesmo encontrar o pote de ouro no fim do arco-íris. 
E para concluirmos este resumo, muito resumidinho de 2020 vem o senhor da OMS, Tedros Ghebreyesus, dizer que o pior ainda está para vir. Não é um alívio?? 


Bom espero que não precise de me alongar tanto no resumo do próximo meio ano. Fiquem todos bem e com saúdinha!

Comentários

  1. Pá, acho que o pior mesmo da primeira metade de 2020 foi a saída do Centeno do Ministério das Finanças! O homem agora vai lá para o Banco de Portugal, de onde tinha saído, nunca mais vamos ouvir falar dele, só mesmo se mais algum banco privado falir! e o Manuel Marques deixará de o imitar no Portugalex! Por outro lado isto trouxe uma coisa boa: a sua imitação de Rodrigo Guedes de Carvalho! "Tenham Noção"!
    De qualquer forma o ano de 2020 ainda só vai a meio! Lá para o fim de Dezembro podes fazer fazer a análise completa do ano, até porque, como bem sabemos, o melhor só vem sempre na segunda metade do ano - deve ser como nos Oscares!

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,

    Gostava de saber a análise do Konigvs, já que estamos quase no fim de Dezembro!

    Continuação do bom trabalho desenvolvido no blogue!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, desde já obrigada pela parte final do comentário. Tento-me esforçar para criar algum conteúdo de jeito para quem me lê 😅😅
      Quanto ao konigvs, ou terá de acompanhar o blogue dele, o multi-resistente, ou esperar que ele venha aqui aos comentários dar-lhe a resposta quanto à opinião dele em relação à parte final deste ano. Obrigada!! 😊😊
      P.S. senhor(a) anónimo, caso ainda não tenha subscrito o blogue, faça lá o obsequio!! 😂😂

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Friends: a espécie de crónica

1984

D. Maria I -A anti vacinas-