O milagre da cela 7

  O milagre da cela 7.  O filme de que todos falavam nos últimos tempos na internet. É um filme Turco, e uma adaptação da película Sul Coreana de 2013 com o mesmo nome.
Sempre resisti um pouco a ver este filme, porque acho que o momento que atravessamos não combina com filmes deste género. Acho que não é aquilo que precisamos ver numa altura em que andamos emocionalmente todos bastante afetados.
Mas depois de ver tantos amigos meus a falarem do filme; ver pessoas constantemente a postarem coisas sobre o mesmo, e toda a gente na internet a gritar lingo lingo, lá acabei por ceder.  E em especial, um dos meus amigos todas as semanas me perguntava quando eu ia ver o filme para escrever aqui sobre ele. Tive de ver para ele ficar mais descansado. ( Eu acho que na realidade esse meu amigo só quer mesmo é ver que falo dele aqui no blog...)
Talvez por ir já um pouco condicionada pelas opiniões das pessoas, elevei demasiado as expectativas. No final fiquei a achar que estava à espera de mais. Devo ter sido a única alminha que não chorou enquanto viu o filme.
Isso; comecem já a pensar que tenho uma pedra no lugar do coração!
Uma particularidade que achei interessante, foram as condições dos presos naquela cela. Não sei como funcionam as prisões na Turquia, sendo que no filme estávamos nos anos 80 e, salvo erro, por essa altura a Turquia vivia uma ditadura militar. Mas confesso que eu preferia estar presa numa cela daquelas do que em casa de algumas pessoas! Ali, com tanta comida e regalias arrisco-me até a dizer que era melhor estar naquela cela do que na casa dos segredos.
Confesso que o filme teve algumas partes bastante emocionantes. ( Alerta spoiler!) Para ser mais precisa, a parte que até me tocou mais foi, quando mulher do general encontrou a filha morta. Esteve bem feito e a atriz - pesquisei por todo o lado para saber quem era, mas não consegui encontrar nada em lado nenhum- conseguiu passar-me um sentimento de desespero real. Naquela cena senti a dor de uma mãe quando perde um filho.
 Para quem gostou deste género de filme, deixo-vos aqui a minha humilde sugestão para mais alguns filmes dentro da mesma categoria.  O filme Gilbert Grape de 94é uma história que se encaixa dentro do mesmo género em que Gilbert ( Johnny Depp) é um jovem que tem de cuidar da família quando o pai morre. Tendo ao seu encargo o irmão mais novo Arnie Grape ( Leonardo Dicaprio)  que é autista. Na minha opinião este é o primeiro grande papel de Dicaprio. Aqui já mostrava que não era apenas uma carinha bonita do cinema.
O filme I am Sam de 2003 onde Sean Penn interpreta o papel de um pai com problemas mentais que  tem ao seu encargo a filha. Começa a ver-se a braços com a justiça, por não ter capacidade intelectual para tomar conta dela.
Ambos os atores, Sean Penn e Leonardo Dicaprio, interpretam o seu personagem de forma espantosa. Assim como Aras Bulut Íynemli, o Memo neste filme. Achei que, de tudo no filme, o que mais me impressionou foi a sua interpretação. Foi tão boa que, qualquer dia não estará apenas a trabalhar no cinema no seu país natal, mas sim além fronteiras.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Friends: a espécie de crónica

1984

D. Maria I -A anti vacinas-