1984

Estava eu ontem na internet a ler algumas noticias, quando vi uma em particular que me chamou à atenção. Dava conta que as gigantes do digital, Google e Apple, se preparavam para desenvolver uma aplicação que permite ver quem possa estar infetado com covid-19. Foi mais ou menos isto que eu percebi. Não me perguntem como o vão fazer, até porque não sou engenheira informática! Tá?
Claro que na China já existe um sistema idêntico, mas lá, situações assim, como diz o povo, é mato! Por exemplo, na China eles têm  o chamado crédito social. São-lhes atribuídos pontos. Se forem cidadãos exemplares, ótimo! Podem até receber vantagens por se portarem bem. Mas se fizerem asneira, são-lhes retirados pontos, ficando estes cidadãos na "lista negra". Já para não falar dos milhares de câmeras de vigilância que existem no país, a ajudar a esta falta de privacidade.
Mas a verdade, é que muitas pessoas estão dispostas a abdicarem da sua liberdade, para se poderem sentir em segurança. O problema pode estar com o outro lado de uma situação como esta.
Tudo isto faz-me lembrar uma obra, que é um clássico, 1984. Quem não leu, aproveitem a quarentena para o fazerem. É um livro de George Orwell publicado no final dos anos 40. O livro retrata exatamente uma sociedade distópica,  em que as pessoas vivem debaixo de um regime totalitário, onde exite até uma policía do pensamento. As pessoas nas suas casas têm um telecrã onde são constantemente vigiadas pelo "Grande irmão" . Isto faz-me muito lembrar os telecrãs que todos nós usamos hoje, e levamos conosco para todo o lado; os nossos telemóveis. O sistema encarregava-se de moldar as notícias conforme lhes convinha que elas chegassem ao povo. A religião era uma coisa do passado, e a bíblia um livro escondido das pessoas, que ninguém sabia que existia.
À medida que o tempo passa parece que, enquanto sociedade, nos dirigimos cada vez mais para um tempo assim, em que vamos colocar as nossas vidas nas mãos de outros em troca de felicidade e segurança.
 Bom era esta a minha sugestão de leitura para vocês, nestes tempos estranhos que correm. Algo que, enquanto lemos, nos faça pensar.
 Deixem-me ser a vossa influencer literária, o vosso Marcelo Rebelo de Sousa , e recomendar-vos que leiam este livro. ( para quem não perceber a piada do Marcelo, passo a explicar: é que o senhor quando era comentador na Tvi todos os domingos recomendava livros para a malta ler)
Para quem está agora a pensar: Ah, mas eu não posso furar a quarentena para ir comprar um livro, até porque está tudo fechado!  Meus amigos, compras online, ainda continuam a existir.

Comentários

  1. É um livro que toda a gente deveria ler. Muito atual. A pandemia está a ser a desculpa perfeita para a instalação de regimes ditatoriais ou que para lá caminham. Nos dias de hoje há líderes políticos que têm o seu Ministério da Verdade e todos os dias dizem que 2+2 são 5 e os seus exércitos de seguidores acham que "liberdade é escravidão"!

    Multi-resistente
    Bucólico-anónimo
     Plastrão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aliás esse "d ministério da verdade" ficou ainda mais evidente que já existe num país como a China, em que tentaram esconder ao máximo esta situação, e a médica que inicialmente quis alertar toda a gente para isto desapareceu e o médico acabou por morrer...
      Se isto podia ter sido evitado se não tivessem escondido? Não sei... Mas deviam ser sancionados por terem escondido uma coisa tão grave e com graves consequências a todos os níveis para a humanidade...

      Eliminar
    2. A China como bem exemplificaste na metáfora do 1984 que controla cada vez mais a população (ainda que na pandemia tenha dado jeito) ainda não é bem uma democracia como as ocidentais, mas sobre esconder a verdade eu acredito que se este vírus tem surgido noutra qualquer potência mundial (e ainda não há certezas sobre como é que apareceu) não tenho dúvidas que também iriam tentar abafar o caso da melhor forma para não ficarem mal na fotografia. Haverá sempre tanta coisa a acontecer nas nossas costas que nem imaginamos. Só quando aparece um Assange, um Snoden ou um Rui Pinto é que vamos levantando a ponta do véu que é a "podridão da sociedade humana"!!

      Eliminar
    3. Ahahahha " A podridão da sociedade humana" já dizia o nosso velho amigo!! 😂😂
      Olha e com o Rui Pinto cá fora, não deve ser só o covid que, por estes dias, atormenta a vida de alguns...

      Eliminar
    4. Não creio. Eu acho que os poderosos safam-se quase sempre. Há quantos anos aconteceu o BPN e o BES? Quantos foram dentro? Até o Oliveira e Costa entretanto já morreu! O tempo passa, as pessoas esquecem e o dinheiro compra tudo, até juízes. Vais ver que daqui por um ano ou dois já ninguém sabe quem é o Rui Pinto e se alguém for constituído arguido vai passar tanto tempo que no fim são todos absolvidos. Olha o Bruno de Carvalho?! Não se passou nada!

      Eliminar
    5. Olha o que o Youtube acaba de me sugerir!! Juro que nem pesquisei nada! O 1984 em audio! O pessoal mete aquilo a dar e em nove horas e meia, e sem cansar a vista tem o livro lido - melhor dizendo ouvido!!

      https://www.youtube.com/watch?v=l_ZC4Lic5OE

      Tens de mostrar ao EagleV6 a ver o que ele acha da ideia!!

      Eliminar
    6. Ahahahha olha é uma boa solução para quem não gostar de ler... Assim já ficam pelo menos a conhecer a obra. É pena é ser em brasileiro, não gosto de ouvir traduções bem brasileiro. Não é racismo, é uma questão de gosto 😂😂😂
      Vou mostrar ao eagle e ver o que ele diz... É interessante... Até no carro ouvia bem, e ao fim de algum tempo já tem o livro "lido" 😂😂😂

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Friends: a espécie de crónica

D. Maria I -A anti vacinas-