Bilbau

Bilbau! Uma cidade com um misto de arquitectura moderna com edifícios históricos lindíssimos. É também a maior cidade do país Basco.  Acaba por ser uma cidade para todos os gostos. É uma boa escolha tanto para quem gosta de apreciar arquitectura moderna, como  quem gosta mais de visitar cidades com edifícios medievais. Confesso que eu pertenço mais à segunda categoria!
Embora vocês não me tenham perguntado eu vou dar-vos na mesma a minha opinião sobre aquela cidade.
Fazia muito frio à noite. Ou não estivesse-mos nós a pouco mais de 200 quilómetros dos Pirenéus Franceses. Mas esse frio não impedia as pessoas de saírem à rua à noite. Víamos famílias inteiras a conversarem na rua, a conviverem umas com as outras. As senhoras mais idosas a tomarem o seu chá com grupos de amigas da mesma faixa etária, o frio para a ciática não servia de desculpa para ficarem em casa! Mesmo os pais vinham com as crianças tomar o típico chocolate quente com churros, ou então os pinchos, sem terem medo que o puto apanhasse uma virose qualquer, qual plantinha em stress ambiental!
Foi a cidade com mais semáforos por metro quadrado em que eu já estive. Era impressionante! Numa avenida conseguia ter mais semáforos, do que são João da Madeira tem rotundas!
A nível cultural era uma cidade rica! O seu museu mais famoso é o Guggenheim. By the away, este museu pertence à fundação de uma família Americana muito rica. O pai da fundadora morreu na viagem do Titanic! Muitos destes museus, espalhados um pouco pelo mundo, contêm coleções que pertenceram à sua filha e fundadora Peggy Guggenheim.
Perdoem-me os intelectuais da arte mas, para mim uma das grandes atrações locais é a capela de San Juan Gaztelugatx. E porquê perguntam vocês? Porque foi cenário da maior serie de culto dos últimos tempos, Guerra dos Tronos! Eu sentia-me como uma criança quando chega à disneyland! Foram 241 degraus que tivemos de subir até ao topo, mais 241 para voltar a descer. Naquele dia treinamos o glúteo e o gémeo da perna para o ano inteiro! Já não preciso ir ao ginásio até ao final do ano!!
E por falar em disneyland, as placas com os nomes das ruas pareciam tiradas dos filmes da disney. Algo que até pode parecer insignificante, mas que, deveras, apreciei bastante!
Por lá eu e as minhas amigas decidimos seguir o exemplo das velhinhas de Bilbau, e lá fomos nós à noite tomar um cafezinho ao estádio do Atlético de Bilbau. Chegamos, sentamo-nos, escolhemos aquilo que iríamos tomar, e ali ficamos uns bons 45 minutos à espera que alguém nos viesse atender, sendo que o restaurante nem estava assim tão cheio! Como achamos aquilo um abuso , decidimos levantar-mo-nos e irmos embora. Quase a acusarmos os empregados e donos daquele restaurante de descriminação, por sermos Portuguesas!O salário mínimo no nosso país pode até ser mais de 400 euros abaixo do deles, mas somos muito sérias e não ficamos a dever nada a ninguém!!  O que nós não sabíamos era que, não sei se apenas costume daquela cidade ou de todo o país, é que lá não há ninguém que serve as pessoas à mesa. A pessoa é que tem de ir ao balcão efetuar o pedido e buscar as suas coisas. O empregado só recolhe no fim as louças das mesas. Nós os Portugueses sempre com a mania das grandezas!! Por isso já sabem, se algum dia forem a algum restaurante ou café em Bilbau, toca a arregaçarem as mangas e acartar as coisinhas para a mesa, porque lá ninguém é criado de ninguém!
Bem pessoas, despeço-me com os melhores cumprimentos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Friends: a espécie de crónica

1984

D. Maria I -A anti vacinas-