Paranóia

Nas duas últimas semanas que antecederam o acontecimento, dava por mim a despedir-me de tudo como se fosse a última vez que viva aquele momento! Na semana antes, a minha gata andava, sempre atrás de mim e a miar para a minha pessoa mais do que o habitual. Eu até pensava para mim mesma: Estás a adivinhar não estás? Estás a adivinhar que nunca mais me vais ver!  
Estás a despedir-te de mim!  Tudo isto que se estava a passar comigo tinha um nome.  Aerofobia.
 E que fobia é esta? É o medo de andar de avião. Não sei se por aí desse lado, há alguém  que assim como eu, sofre deste mal. Eu, pessoalmente, acho que este medo tem piorado com a idade!
 Nem sequer sabia que sofria assim tanto com medo de andar de avião, até porque da primeira vez que andei, para mim, aquilo foi super divertido. Até quis ir à janela para poder apreciar melhor a paisagem e tudo...
  Desta última vez, os tempos próximos à viagem, foram um suplício. Eu contava os dias que faltavam para a partida, aquela que poderia ser a minha última viagem.
Podiam-me apresentar as probabilidades que quisessem; de que é mais provável uma pessoa ganhar o Euromilhões do que morrer num acidente de avião, de que a probabilidade de finarmos num acidente aéreo é de 0,000014%, que andar de avião é mais seguro que andar de mota ou de carro, sendo mais provável morrermos num acidente de viação do que num aéreo.
Até um calmante tomei horas antes do voo. Pena é que só começou a fazer efeito depois de já ter aterrado no destino.
Sempre combinei viagens com os meus amigos, mas no fundo, o meu subconsciente sabia que isso nunca ia acontecer porque teria de andar de avião! Mas finalmente lá decidi enfrentar os meus medos. Até porque desta vez valia a pena, ia estar ao vivo e a cores num dos cenários da minha serie favorita! Valia a pena o risco! O que é certo é que depois de estarmos lá em cima a viagem até se faz bastante bem. Por instantes conseguimos nos esquecer que estamos suspensos no ar e que se as turbinas forem à vida, só paramos cá em baixo. Embora, tenha quase esmagado a mão a uma das minhas amigas, cada vez que o avião apanhava poças de ar, pode-se dizer que a viagem correu bastante bem.
Recentemente uma das minhas melhores amigas convidou-me para ir a Madrid um domingo tomar café e voltarmos ao final do dia... Achei uma ideia gira mas um bocado excêntrica, também ela própria tem dias em que é um pouco excêntrica! (És uma riqueza, sei que vais ler isto!) Achei que não valia a pena arriscar a minha vida numa viagem de avião, para visitar um sítio, em que só lá iria estar  um dia, ainda por cima para uma cidade que até já conheço, só para almoçar e beber café! Não valia a pena pôr à prova a minha 0,000014% de hipótese, só por aquele bocadito! O risco que ia correr!
Mas vá, prometo que vou enfrentar este meu medo mais vezes! Pelo menos vou tentar!
Para o que me havia de dar!

Comentários

  1. Eu nunca andei de avião. Não sei como me irei sentir, contudo, mesmo tendo tido já a oferta de uma viagem para Londres acabei por recusar. E não, não é por eu ser um defensor do ambiente e porque andar de avião é a atividade humana com maior pegada ecológica. É porque a simples ideia de me imaginar sentado num avião me é muiiiiito desconfortável!
    E cá entre nós, não acho que sentir medo de andar de avião tenha que ser considerado uma fobia, porque uma fobia é, muitas vezes, algo irracional, como rebentar balões ou palhaços! Ter medo de andar de avião é sinal de inteligência! Porque isso dos números é muito bonito mas é como aquela história do frango. E quantos aviões caíram e ninguém morreu? É que eu já tive vários acidentes de carro e ainda estou aqui, mas duvido que sobreviva a três ou quatro quedas de avião!
    Ainda assim, alguém anda-me sempre a dizer que tenho que ir visitar Barcelona porque vou adorar... mas temos que pensar no Ambiente! O melhor mesmo, se calhar, é ir de comboio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem konigvs acho que o teu comentário ajudou-me imenso, principalmente quando falaste na estatística do frango!! 😂😂 Mas eu vou tentar não me concentrar nisso. O ideal seria ir de comboio ou de lancha ou quiçá num barco à vela .. 😂😂😂

      Eliminar
    2. Mmm...ainda assim eu prefiro mesmo terra firme. A água também não me inspira muita confiança!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Friends: a espécie de crónica

1984

D. Maria I -A anti vacinas-