Musk, versão 2.0

Estava eu perdida nas minhas leituras, sendo um desses livros a biografia do bilionário fundador da Tesla, Elon Musk, quando lá pelo meio descobri, que ele serviu de inspiração para o personagem Tony Stark ( Iron Man), interpretado por Robert Downey Jr. Este personagem, assim como Musk, é CEO de uma empresa tecnológica.
Se formos por esta ordem de lógica, a mãe do José Sócrates deve-se ter inspirado no tio patinhas. A julgar por tanto que ela sempre tem para dar ao filho, a mulher em casa, deve ser só potes cheios de moedas de ouro e heranças que nunca mais acabam! Há quem tenha sorte no berço em que nasce, e o filho da senhora foi um privilegiado!
Voltando ao Musk... Começo a suspeitar que o homem não serviu só de inspiração à criação do personagem da Marvel, deve ter servido de inspiração, também. ao meu antigo patrão! É verdade! Pena é que o Iron Man ficou com a parte excêntrica do senhor, enquanto que o meu ex chefe, ficou com a parte insuportável do homem!
Musk, é uma pessoa com uma personalidade complicada. Por exemplo, alegadamente, Musk chamou um dos seus funcionários à atenção por ter ido assistir ao nascimento do filho, quando tinha uma reunião importante.  Para Musk, os funcionários têm de viver para a empresa assim como ele vive, como se o negócio fosse deles também. Era capaz de dizer coisas como Quanto mais tempo esperamos para despedir uma pessoa, mais tempo passa desde que a devíamos ter despedido. Não discordo desta citação lapalissiana, mas a ideia com que fiquei ao ler o livro dele, era de que por muito dedicados que os seus funcionários fossem, para Musk, nunca era suficiente. Fiquei também assustada quando vi que ele colocava epóxi branco no chão das suas fábricas, para dar o ar de que estavam sempre limpas.
Enquanto lia todas estas informações, volta e meia, precisava de ir verificar a capa do livro para me certificar que não era uma biografia do meu ex patrão que eu estava a ler!
Dei então uma alcunha ao homem, Musk versão 2.0. Assim como o Musk verdadeiro, o 2.0  também tinha uma personalidade muito estranha! Às vezes, eu dava por mim a pensar quando chegaria o dia em que ele ia pedir à malta toda, para levarem chinelos de quarto, para cada vez que andassem nos escritórios! Aquela empresa era mais limpa que muitas indústrias alimentares. O chão das suas fábricas também eram em epóxi como os das fábricas do Musk verdadeiro, para que tudo brilhasse! O senhor, havia dias em que até parecia boa pessoa, mas depois noutros, transformava-se num ser ranhoso e raivoso! Nos piores dias, chegava mesmo a parecer belzebu! Quando os funcionários chegavam e começavam a trabalhar antes do tempo, ele nunca dizia nada, pior era quando ele via que um funcionário saía no seu horário de expediente. Dependendo para que lado estariam os ventos a soprar, tínhamos logo o homem a mandar  piadas à "Musk". Ele tinha um vício muito peculiar, andava muitas vezes a cantar baixinho. Trauteava musicas. Sabem quando nós com a boca fechada trauteamos uma coisa do género um Humm Humm...? Basicamente era isto que o homem andava sempre a fazer. Mas isso, não era sinal de estar bem ou mal disposto! Aliás, sabem a quê que aquilo me suava? Já viram o filme do Peter Pan? Nessa história, um crocodilo comeu a mão do capitão gancho. O bicho gostou tanto do sabor da mão do capitão, que voltava sempre atrás dele, para tirar proveito do resto. O crocodilo tinha engolido um relógio, e sempre que se aproximava, ouvia-se um tic tac, que, para além de deixar o capitão em pânico, servia-lhe de aviso de que estava na hora dele se  "pôr a pau". Estão a perceber a analogia? Aquele trautear era para mim, como o tic-tac do crocodilo para o capitão Gancho! É que sempre que à distância ouvia aquele HummmmHummmm, eu imediatamente começava a pensar: Estará bem disposto? Estará mal disposto? Será que há algo aqui no meu trabalho que esteja errado que possa fazer com que ele implique comigo?? Ele vem aí!! Que canseira! As tantas lá passava o homem por mim e se estivesse bem disposto, lá fazia ele a pergunta do costume: Então Cristina? "Bai ou num bai"? Hum?  ( Nunca esperava que eu respondesse! Acho que ele na realidade não queria saber se afinal "bai ou num bai")
O melhor é o homem nunca saber que comparei o humor dele ao humor de Musk, se não, com tanta fábrica que o Musk 2.0  já tem, ainda decide construir uma, agora em Marte, só para partilhar dos sonhos do Musk verdadeiro!

                                                       

Comentários

  1. Disse o nosso amigo Maquiavel:
    "Dá poder ao homem (ou mulher!) e verás como ele é realmente" e eu concordo muito com isso. Infelimente muito patrão esquece-se que quem lhe dá o lucro é o trabalhador e, em vez de os motivar, amedronta-os o que é ridículo. Um verdadeiro líder não tem que meter medo às pessoas, tem é que se fazer respeitar e ser visto como tal, como um líder.

    ResponderEliminar
  2. E também já dizia o nosso amigo Maquiavel "dividir para reinar" também é isso que muitos patrões fazem...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Friends: a espécie de crónica

1984

D. Maria I -A anti vacinas-